O que é a Medicina Funcional?
What is Functional Medicine?
A Medicina Funcional é uma abordagem da medicina centrada no doente e baseada em evidência para a saúde, que visa identificar as causas profundas indo além do alívio dos sintomas.
Enquanto a medicina convencional se foca principalmente na utilização de medicamentos para reduzir os sintomas, a Medicina Funcional capacita os doentes e os profissionais de saúde a trabalharem em conjunto na resolução das doenças através de mudanças na dieta e no estilo de vida.
CENTRADA NO DOENTE
BASEADA EM EVIDÊNCIA CIENTÍFICA
COLABORATIVA
EFICAZ
HOLÍSTICA
A ÁRVORE da Medicina Funcional (à direita - fonte: Instituto de Medicina Funcional, EUA) abrange a interligação de todos os sistemas do organismo e as práticas da medicina convencional, ancorando-se na análise dos desequilíbrios clínicos fundamentais subjacentes a diversas condições patológicas.
Estes desequilíbrios surgem à medida que fatores ambientais, como a dieta, os nutrientes (incluindo o ar e a água), o exercício e os traumas, são processados pelo corpo, mente e espírito através de um conjunto único de predisposições genéticas, atitudes e crenças.
Os desequilíbrios funcionais são os precursores dos sinais e sintomas pelos quais detectamos e rotulamos (diagnosticamos) doenças dos sistemas orgânicos. Melhorar o equilíbrio – tanto nos fatores ambientais do doente como nos processos fisiológicos fundamentais do organismo – é o primeiro passo para restaurar a saúde e envolve muito mais do que tratar os sintomas.